Thursday, July 16, 2009

Driblando adversários

Flip camera


Cada vez correndo mais contra o tempo, chegamos à reta final das filmagens da nossa vídeo-carta. Logicamente os problemas para filmarmos a comunidade persistem, e, consequentemente, continuamos sem uma autorização para ganhar o mercado, as praças e as ruas da Maré com a câmera em punho. É um trabalho complicado e que sabíamos que demandaria tempo. Contudo, restam apenas duas semanas de trabalho e não conseguimos ir além do campo do futebol para filmar as crianças jogando e soltando pipa. O campo de futebol fica ao lado da sede do LPP.



Chris, Nadia e Joel assistem a primeira filmagem com a flip camera.


Essa situação nos levou, desde a semana passada, a utilizar uma flip camera no nosso trabalho, e dedicamos uma aula para apresentar essa nova ferramenta para as crianças. O processo de filmagem com a flip camera é muito mais independente do que com a câmera convencional já que o aluno está sozinho com ela. Sendo assim, fizemos os alunos escreverem num papel o que gostariam de filmar e, com base nisso, definimos uma ordem de quem levaria a câmera pra casa. É quase uma missão impossível mantê-los sentados por mais de 7-8 minutos escrevendo sobre algo tão livre, mas deu tudo certo.



Alexandre, Bruno, Rayane e Rahonne escrevendo o que gostariam de filmar com a flip cam.

Alexandre


Alexandre foi o primeiro a levar a câmera para casa, ele queria filmar a sua tia cozinhando. Ótima ideia e já de primeira a flip câmera serviu para romper a barreira da timidez de um aluno que tem um potencial enorme. Ele sem dúvida está se sentindo mais confortável no projeto após o tempo que passou com a câmera. A filmagem do Alexandre em breve estará aqui no blog também, portanto, um terceiro benefício ao utilizar esse tipo de material e que deixou tanto nós quanto as crianças animados em ver os vídeos online.


Rayane sendo filmada por Alexandre para o blog.


A fim de sair da sede do LPP, ontem fomos a um fantástico evento de interação entres as crianças do Afroreggae e do LPP e fizemos imagens do passeio e das crianças lutando boxe, capoeira e maculelê. Além disso, na próxima segunda-feira estamos com um passeio agendado para a praia de Copacabana. Com toda a energia que essas crianças tem, esse passeio tem tudo para ser inesquecível!



Fabio Cascardo.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

1 comment:

  1. Enfrentar dificuldades diárias. Matando um leão por dia, rapaz.
    Criançada sortuda essa.
    Equipe sortuda a sua!
    abraço

    ReplyDelete