Sunday, July 19, 2009

Put your hands in the air!

Alunos decidindo o que preferiam filmar na Comunidade.

Fazer uma vídeo carta exige bastante planejamento, por isso sempre chegamos na Maré com um plano A e um plano B. Isso quando não temos uma terceira alternativa também preparada devido às tantas intempéries que já atravessamos. Na última sexta-feira, porém, nenhuma das alternativas preparadas serviu. Enquanto dávamos sequência a uma aula sobre o encerramento da vídeo carta, Bira, fotógrafo do Observatório das Favelas e nosso maior contato em assuntos de segurança dentro da comunidade, se dispôs a sair conosco pela Nova Holanda para que filmássemos tudo que tínhamos programado desde o início do projeto, há quase dois meses.


Uma primeira foto fora dos muros do LPP.

Éramos quase 20 pessoas caminhando e chamando a atenção de todos na rua, se não fosse o comprometimento que as crianças tem com o trabalho teria sido impossível. Estivemos em lugares perigosos, rodeados dos armamentos mais pesados e dos olhares mais ameaçadores. Porém, dessa vez a sensação era de que quem estavam armadas eram as crianças. Tudo foi muito intenso. Como me disse o Bira: "Quando eu deixo vocês filmarem aqui eu - e mais ninguém - estou assinando um cheque em branco e colocando-o na sua mão".

Bruno e Raine assistindo ao encerramento da vídeo carta dos índios da Amazônia.

Com isso em mente, o trabalho segue cada vez mais rico e já podemos ficar satisfeitos com a resposta que estamos dando para as crianças da Amazônia com a nossa vídeo carta. A câmera é arma e isso não é novidade para ninguém. Ver as crianças sacando essa arma a 10 metros da principal "boca" da Nova Holanda foi fantástico, um misto das emoções e dos impulsos mais antagônicos. Vinham olhares daqui pra lá e de lá pra cá, mas ninguém contestou nada. Focamos no trabalho e tentamos aproveitar ao máximo o dia em que as crianças tomaram de assalto as atenções nas principais ruas da Maré e trouxeram muitos outros personagens para o universo da nossa vídeo carta. Que dia!

Fabio Cascardo
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

No comments:

Post a Comment