Thursday, July 2, 2009

Midpoint: Creating Language Together - Criando Linguagem Juntos




We don’t teach any language to anyone. Children become competent in a language. After that we can teach the grammar. But language we experience, we create. So I respected the students very much- Paulo Freire

After a few weeks of internal debate about what to write for this blog, I figured the best way to do it will be to just write, and let my thoughts be free in conjunction to the many others (including our talented new youth journalists) that are already making a great contribution to this stream of consciousness. Finding ourselves at the half of this experience, we have all embarked in the creation of something bigger than ourselves, touching everybody who fights for social transformation from this pocket of the world in the thriving community of Nova Holanda. New School and PUC students, who have hit the ground running with a commitment to give the tools for freedom of expression; Mentors, monitors and volunteers from Luta Pela Paz and Maré in general, who give all of themselves every day to recruit soldiers of peace; Finally and most important, all the teens in the academy, who are making an amazing effort and are the main architectors of the positive legacy of this community project. We are all experiencing and creating language together.


Since my colleagues have dutifully expressed our group feelings of joy as we see the teens progressing in their abilities to use media to express themselves, I would just for now take some time here to briefly caption on a couple experiences that for me have been cornerstones to understanding the process of community care. These come to me as visual images, burned in my psyche as a camera exposes a picture:

Picture #1: Festa Junina. Dozens of kids walking in and out of colorful festivities. Caipira music invading every corner. Dancing. Food and drinks untouched until permission given for all. Kids playing fishing, kids playing bowling, kids playing kissing. Kids playing.

Picture #2: Bira visiting the academy after an amazing day of production in the field. A meeting of minds and hearts. One of the most beautiful afternoons ever recorded in my head.

Nós não ensinamos nenhuma língua para ninguém. Crianças se tornam competentes em uma língua. Depois que nós podemos ensinar à gramática. Mas as línguas nos experimentam, nós criamos. Então, eu respeito muito os alunos - Paulo Freire



Após algumas semanas de intenso debate interno sobre o que escrever para este blog, achei a melhor maneira de fazê-lo será apenas para escrever, e deixar o meu pensamento livre, em conjugação com muitos outros (incluindo os nossos jovens talentosos novos jornalistas) que estão já dando um grande contribuo para este fluxo de consciência. Encontrando-nos na metade desta experiência, todos nós já embarcamos para a criação de algo maior do que nós, tocando todos os que lutam pela transformação social a partir desta parte do mundo na próspera comunidade de Nova Holanda. Estudantes da PUC e New School , que têm trabalhado com um compromisso de dar os instrumentos para a liberdade de expressão; Mentores, monitores e voluntários de Luta Pela Paz e toda Maré, em geral, que dão tudo de si mesmo todos os dias para recrutar soldados da paz; Por último e mais importante, todos os adolescentes na academia, que estão fazendo um esforço incrível e são o principal arquitetos do legado positivo deste projeto na comunidade. Estamos todos experimentando e criando linguagem juntos.

Desde os meus colegas têm devidamente expressado nossos sentimentos de alegria quando vemos os jovens progredindo nas suas capacidades para utilizar meios de comunicação para expressar-se, queria apenas para agora levar algum tempo para aqui brevemente dar uma legenda das experiências que, para mim tem sido a pedra angular compreensão do processo de cuidado comunitário. Estas vêm a mim como imagens visuais, queimado na minha psique como uma câmera expõe uma imagem:

Foto # 1: Festa Junina. Dezenas de crianças a pé para dentro e para fora da festa colorida. Caipira música invadindo todos os cantos. Dança. Alimentação e bebidas intocadas até dado permissão para todos. Crianças brincando de pesca, crianças jogando boliche, crianças jogando beijos. Crianças jogando.

Foto # 2: Bira visita à academia depois da uma maravilhosa tarde de filmagem e brincadeiras. Uma reunião de mentes e corações. Uma das mais belas tardes jamais registrada na minha cabeça.

J. Alejandro Alvarez - New School University




1 comment:

  1. Legal,Alejandro.

    Entendo o seu "debate interno" sobre o que escrever no blog. Mas acho que esse blog deve ser o que você fez, isso é, o olhar de cada um de nós ("professores" e "alunos") dentro do projeto. Um post pode nascer e se encerrar do olhar para um detalhe, outras vezes pode nascer da tentativa de conjugar toda a complexidade de elementos envolvidos nessa experiência de ensino participativo que tem jovens de um lado e jovens do outro lado. Essa segunda opção é certamente uma tentativa nobre, porém será frustrada se quisermos realmente identificar com clareza tudo que absorvemos desse processo. O que vale mesmo é escrever, não concluir. Assim não perdemos a oportunidade de assistirmos a isso tudo pelo olhar um dos outros.

    abração
    Fabio

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